(Prevenção) – Como orientar cuidadores de idosos durante a pandemia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Especialista ensina o que fazer para que o profissional possa se proteger e proteger o paciente idoso.

Grupo de alto risco para a COVID-19, a doença causada pelo novo coronavírus, os idosos exigem, muitas vezes, a companhia de um cuidador para manter a rotina. Mas esse profissional vai e volta da casa do paciente, o que exige atenção redobrada.

A gerontóloga Jullyanne Marques, sócia da ONIX Gestão do Cuidado, empresa especializada no cuidado ao idoso, dá algumas dicas para proteger não só o idoso como o profissional.

– Ao chegar à casa do paciente, lave bem as mãos com água e sabão.
– Não utilize a mesma roupa que chegou da rua para cuidar do idoso
– Leve uma troca de roupa limpa ou um jaleco limpo
– Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas
– Segure a emoção nestes dias, nada de beijos e abraços, os pacientes vão entender que é para o seu bem e o bem deles
– Antes de qualquer procedimento que for realizar com o idoso utilize o álcool gel
– Procure não ficar falando muito próximo ao idoso
– Mantenha o ambiente arejado
– Não compartilhe objetos pessoais
– Quando receber algum pertence ou compra que venha de fora esterilze a embalagem com álcool

“É importante lembrar que seo idosos sentir febre, tosse ou dificuldade de respeitar, deve-se partir imediatamente para a procura de um serviço médico”, recomenda a gerontóloga.

Meditação à distância

Quem trabalha na linha de frente com pacientes idosos vive um estresse além dos demais. Pensando na saúde mental dos profissionais de saúde, a médica geriatra e clinica no Hospital Albert Einstein e gestora em saude Dra Lucia Milito Eid desenvolveu um projeto que oferece 30 minutos de meditações especiais da O&O Academy. Quem ministra as meditações e a One Conciousness Trainer da O&O Academy Inaiá Ayaní, que vive na Índia, profissional da consciência em praticas integrativas ha mais de 20 anos.

Mesmo quem nunca fez meditação pode participar.  Nos primeiros 10min, são feitas respiração consciente e a meditação da Mente Serena (saiba mais no link: https://youtu.be/jXUeyG0Es90), nos nos próximos 10min, a Grande Prática da Soul Sync (saiba mais no link: https://youtu.be/rgncYPkTY4Y) e, nos últimos 10min é feita a conexão com a Inteligência Universal com a transmissão da Smarana Deeksha (saiba mais no link: https://youtu.be/Hl5YVvSPv6M).

“Escolha um local que possa se sentar tranquilo por algum tempo, e de preferência use fone de ouvido. É uma pausa para você se preparar para o trabalho, é uma pausa para você se renovar, é uma pausa para você se purificar”, explica a dra. Lucia.

Fonte: R7

Lapa FM 104,9

 

Youtube

Nosso Parceiros

 
uniftc

Anuncie

Seja nosso parceiro, anuncie aqui!
Promoção
educa-mais-brasil

Sigam