(Preocupante) – Mortes por Covid-19 são o dobro entre mulheres grávidas pretas em relação a brancas no Brasil, mostra estudo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Um estudo brasileiro publicado na terça-feira (28) mostrou que mulheres grávidas pretas têm quase o dobro de chance de morrer por Covid-19 no Brasil do que as grávidas brancas.

Publicada na revista científica “Clinical Infectious Diseases”, da editora da Universidade de Oxford, a pesquisa foi conduzida por cientistas de várias universidades brasileiras, incluindo as estaduais de Campinas (Unicamp) e de São Paulo (Unesp).

O estudo mostrou que, entre as mulheres brancas grávidas com Covid-19, a chance de morrer da doença foi de 8,9%. Entre as pretas, a probabilidade chegou a 17%, quase o dobro.

As pesquisadoras usaram a classificação de cor da pele/raça do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, responsável pelo Censo), levando em conta a autodeclaração das pacientes.

Para a cientista Débora de Souza Santos, primeira autora do estudo e professora de Saúde Coletiva na Faculdade de Enfermagem da Unicamp, a razão por trás da disparidade é o racismo estrutural.

“O racismo é um determinante estrutural da saúde. A mulher preta já acumula essas opressões todas: ela já morre mais, já tem menos acesso ao serviço de saúde. A pandemia só agrava o que já existe na sociedade”, explica Santos, que estuda a saúde de grupos vulneráveis, especialmente da população negra.

Além de terem mais risco de morrer, as mulheres grávidas pretas também tiveram o dobro de chance de precisar de ventilação mecânica em relação às brancas, e também precisaram ser internadas na UTI com mais frequência (1,4 vezes a mais que as brancas).

Para Santos, os dois índices se devem ao fato de a mulher preta esperar mais tempo com os sintomas da Covid antes de procurar assistência médica. Quando procuram, então, elas estão em condição mais grave que as brancas, o que aumenta as chances de precisarem de UTI, ventilação mecânica, e de morrerem.

Lapa FM 104,9

 

Youtube

Nosso Parceiros

 
uniftc

Anuncie

Seja nosso parceiro, anuncie aqui!
Promoção
educa-mais-brasil

Sigam