(Bahia) – Governador Rui Costa anuncia testagem de alunos e funcionários de algumas escolas estaduais do subúrbio de Salvador

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou que alunos e funcionários de 12 escolas estaduais do subúrbio ferroviário de Salvador, vão passar por testes da Covid-19, a partir de segunda-feira (31). O anúncio foi feito na noite desta quarta-feira (26), durante o programa #PapoCorreria, transmitido nas redes sociais do governador.

“Os gráficos de taxas de contaminação na Bahia estão em declínio, mas ainda não vimos declínios nos números de óbitos. A expectativa é que vejamos isso nas próximas semanas. O planejamento está feito e estamos preparados, mas vamos esperar esses números darem mais confiança, o número de óbitos cair”, disse Rui Costa.

Segundo o governador, a testagem tem previsão de alcançar uma comunidade escolar de 11.103 pessoas, sendo 10.392 estudantes, 224 funcionários e 487 professores. Eles devem passar por exame de RT-PCR (cotonetes que coletam secreção do nariz e garganta).

“Diferentemente das outras vezes, nas quais foram utilizados testes rápidos, a testagem feita no subúrbio ferroviário será do tipo PCR, de maior confiabilidade ainda, com coleta de material biológico, por meio de vias nasais”, disse.

Até o momento, o governo fez testes que detectam o coronavírus em alunos das escolas estaduais de Ilhéus, ItabunaIpiaú, Itajuípe, Uruçuca e Jequié.

“São localidades que registraram ou registram altos índices de contaminação e, para nossa surpresa, estamos registrando, em média, 12% [de taxa], com até 24% em Ilhéus e 22% em Itabuna, número muito alto, considerando que não chegamos ainda em 12%, muito menos em 24%, da população oficialmente contaminada”, avaliou.De acordo com o governo da Bahia, a testagem nas escolas do subúrbio de Salvador será feita das 8h às 12h e das 14h às 16h. Cada escola terá um dia para a testagem e cada gestão convocará a sua comunidade escolar, para evitar aglomerações.

Para o atendimento, todas as unidades escolares serão preparadas com a higienização do local e disponibilização de álcool em gel e pias com sabão para a lavagem das mãos, além da exigência do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Conforme o governo, as pessoas que serão testadas deverão usar máscaras de proteção para o acesso aos locais. Ao entrar, todos serão direcionados para a higienização correta das mãos.

Por G1 BA

Lapa FM 104,9

 

Youtube

Nosso Parceiros

 
uniftc

Anuncie

Seja nosso parceiro, anuncie aqui!
Promoção
educa-mais-brasil

Sigam